Neil Armstrong
Nome Completo: Neil Alden Armstrong
Data de Nascimento: 5 de agosto de 1930
Local de Nascimento: Wapakoneta, Ohio, Estados Unidos
Profissão pela qual ficou conhecido: Astronauta
Distinção: Comandante da missão Apollo 11 e primeiro homem a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969
Frase mais conhecida: "Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade"
Depois de anunciar que não mais iria ao espaço após a saga da Apollo 11, Neil Armstrong retirou-se da NASA em fins de 1971 e tornou-se professor de engenharia na Universidade de Cincinnati, rejeitando ofertas milionárias de grandes empresas para trabalhar como relações públicas ou em cargos de diretoria, assim como a oferta de todos os partidos políticos que desejavam tê-lo como candidato a qualquer coisa, (ao contrário dos ex-astronautas John Glenn e Harrison Schmitt que entraram na política e se elegeram senadores).
Desde então, hoje com 79 anos e casado pela segunda vez, Neil Armstrong leva uma vida discreta, aparecendo somente em solenidades do governo americano relativas a tecnologia espacial e em palestras sobre o passado e o futuro da conquista do espaço.
Curiosidades
1- O último ato de Neil Armstrong na Lua foi depositar na superfície um pequeno memorial com os nomes e as fotografias de Yuri Gagarin, Vladimir Komarov, Virgil Grisson, Ed White e Roger Chaffee, os americanos e soviéticos mortos durante o começo das viagens ao espaço, antes da chegada à Lua. De todos, apenas Gagarin não morreu numa nave espacial, mas num acidente de avião, seis anos após seu histórico vôo em abril de 1961.
2- Em 1972 ele foi recebido com emoção e alegria na cidadezinha de Langholm, na Escócia, berço do primeiro clã Armstrong e agraciado com o título de primeiro homem livre do burgo local. O magistrado-chefe da cidade rasgou então uma lei de 400 anos de idade, que condenava à forca qualquer Armstrong encontrado na cidade, motivo pelo qual os Armstrong emigraram para os Estados Unidos ainda na época das caravelas.
3- Neil sempre achou que suas chances de pousar e sair com vida da Lua eram de 50% e ficou extremamente surpreso e extasiado de que tudo tenha sido um grande sucesso.
4- Em 1994, Armstrong processou a maior empresa de cartões de crédito da América, por usar sua histórica frase ("este é um pequeno passo…") em cartões e decorações de árvores de natal e nunca mais deu autógrafo desde que descobriu que o site E-bay vendia por até 50 000 dólares objetos em mãos de colecionadores autografados por ele e pela tripulação da Apollo 11 e até falsificações vendidas como verdadeiras.
5- Em maio de 2005, ele envolveu-se num dos mais inéditos casos de processo por direitos autorais que se conhecem, com seu barbeiro de mais de 20 anos, Marx Sizemore. Depois de cortar os cabelos de Neil, o barbeiro vendeu por U$ 3000 as mechas do cabelo cortado a um fanático colecionador, sem o consentimento ou conhecimento de Armstrong e foi obrigado pelo tribunal a devolver o cabelo ou o dinheiro. Sem ter como reaver os restos de cabelo, Sizemore devolveu os três mil dólares que Armstrong doou à caridade.
6- Existe uma pequena cratera na Lua, perto do local onde aterrissou a Apollo 11, chamada Armstrong em sua homenagem.
7- Neil Armstrong, quando jovem, foi escoteiro. Em homenagem ao escotismo, ele levou para a Lua o brasão símbolo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, que está lá até hoje ao lado da bandeira dos EUA.
8- Em outubro de 1978 recebeu do Presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, a Medalha de Honra Espacial do Congresso, criada em 1969 para premiar astronautas responsáveis por feitos excepcionais para a nação e a Humanidade, a maior honraria civil outorgada a um astronauta pelo governo norte-americano. Ele foi o primeiro a recebê-la.
Fonte das informações: Wikipedia.
Bem, gente, é isso. Achei interessante ver alguns ângulos novos de uma figura histórica muito conhecida. Gostei de ver o lado discreto e, até, modesto, de um homem cujo nome qualquer pessoa que se interesse por história sabe.
Não tem fundamento?
Claro que não, olha o nome do blog!
Enfim, espero que tenham gostado desta pequena exposição.
Aguardem a próxima atração.
Taí, não fazia ideia de que o Neil Armstrong era esse sujeito discreto e consciente. Bem bacana que não tenha saído por aí tirando proveito da fama para fazer fortuna.
ResponderExcluirAdorei o post, amore. *-*
;***
Adoro personalidades "mal-humoradas", hehehe!
ResponderExcluirE agora está explicado porque Armstrong não quis fazer dinheiro com sua condição de celebridade, coisa que os norte-americanos simplesmente adoram: há genes de William Wallace no DNA de Armstrong! Aeeeeeeee!
Beijos procê e um 2010 maravilhoso!!!
Quando eu era criança, num daqueles chocolates
ResponderExcluirsurpresa, tirei uma foto dele com roupa de
astronauta e capacete... a foto era muito bonita.
Não tinha conhecimento nem do nome dele antes
de abrir o chocolate, mas depois que li um pouco
sobre ele (o básico que a maioria sabe...), fiquei
impressionado e pensei "nossa! Um dia quero ser
assim! Viajar para outros planetas... Como será
o sol de perto?" A famosa frase dele, não lembro
se cheguei a entender um pouco sobre ela, mas me
passou um ar misterioso que me fez sentir mais
vontade ainda de viajar em naves espaciais e coisas
assim.
Aos 5~6 anos eu tinha um projeto com
meu primo, onde ele se tornaria cientista comigo e
faríamos juntos uma nave secretamente para
viajarmos no espaço afim de descobrir novos lugares
e civilizações! ~ Enquanto não chegava a hora de
ser cientista, a gente arrumava uns papelões e
brincava... mas eu acreditava mesmo que estudaríamos
com essa finalidade... hehehehe ~
RESUMINDO: Ele parece ser um cara legal! =D
(eu só tinha visto ele de capacete)
Abração!!! ;*