quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Neil Armstrong

Bom, gente, normalmente eu não costumo postar sobre uma pessoa específica. Mas hoje, senti vontade de postar sobre esta personalidade americana. Na verdade, não exatamente hoje. Eu estive lendo sobre ele, e achei que ele merecia um espacinho no meu blog. Então, aí vai.


Neil Armstrong

Nome Completo: Neil Alden Armstrong
Data de Nascimento: 5 de agosto de 1930
Local de Nascimento: Wapakoneta, Ohio, Estados Unidos
Profissão pela qual ficou conhecido: Astronauta
Distinção: Comandante da missão Apollo 11 e primeiro homem a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969
Frase mais conhecida: "Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade"

Depois de anunciar que não mais iria ao espaço após a saga da Apollo 11, Neil Armstrong retirou-se da NASA em fins de 1971 e tornou-se professor de engenharia na Universidade de Cincinnati, rejeitando ofertas milionárias de grandes empresas para trabalhar como relações públicas ou em cargos de diretoria, assim como a oferta de todos os partidos políticos que desejavam tê-lo como candidato a qualquer coisa, (ao contrário dos ex-astronautas John Glenn e Harrison Schmitt que entraram na política e se elegeram senadores).
Desde então, hoje com 79 anos e casado pela segunda vez, Neil Armstrong leva uma vida discreta, aparecendo somente em solenidades do governo americano relativas a tecnologia espacial e em palestras sobre o passado e o futuro da conquista do espaço.

Curiosidades
1- O último ato de Neil Armstrong na Lua foi depositar na superfície um pequeno memorial com os nomes e as fotografias de Yuri Gagarin, Vladimir Komarov, Virgil Grisson, Ed White e Roger Chaffee, os americanos e soviéticos mortos durante o começo das viagens ao espaço, antes da chegada à Lua. De todos, apenas Gagarin não morreu numa nave espacial, mas num acidente de avião, seis anos após seu histórico vôo em abril de 1961.

2- Em 1972 ele foi recebido com emoção e alegria na cidadezinha de Langholm, na Escócia, berço do primeiro clã Armstrong e agraciado com o título de primeiro homem livre do burgo local. O magistrado-chefe da cidade rasgou então uma lei de 400 anos de idade, que condenava à forca qualquer Armstrong encontrado na cidade, motivo pelo qual os Armstrong emigraram para os Estados Unidos ainda na época das caravelas.

3- Neil sempre achou que suas chances de pousar e sair com vida da Lua eram de 50% e ficou extremamente surpreso e extasiado de que tudo tenha sido um grande sucesso.

4- Em 1994, Armstrong processou a maior empresa de cartões de crédito da América, por usar sua histórica frase ("este é um pequeno passo…") em cartões e decorações de árvores de natal e nunca mais deu autógrafo desde que descobriu que o site E-bay vendia por até 50 000 dólares objetos em mãos de colecionadores autografados por ele e pela tripulação da Apollo 11 e até falsificações vendidas como verdadeiras.

5- Em maio de 2005, ele envolveu-se num dos mais inéditos casos de processo por direitos autorais que se conhecem, com seu barbeiro de mais de 20 anos, Marx Sizemore. Depois de cortar os cabelos de Neil, o barbeiro vendeu por U$ 3000 as mechas do cabelo cortado a um fanático colecionador, sem o consentimento ou conhecimento de Armstrong e foi obrigado pelo tribunal a devolver o cabelo ou o dinheiro. Sem ter como reaver os restos de cabelo, Sizemore devolveu os três mil dólares que Armstrong doou à caridade.

6- Existe uma pequena cratera na Lua, perto do local onde aterrissou a Apollo 11, chamada Armstrong em sua homenagem.

7- Neil Armstrong, quando jovem, foi escoteiro. Em homenagem ao escotismo, ele levou para a Lua o brasão símbolo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, que está lá até hoje ao lado da bandeira dos EUA.

8- Em outubro de 1978 recebeu do Presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, a Medalha de Honra Espacial do Congresso, criada em 1969 para premiar astronautas responsáveis por feitos excepcionais para a nação e a Humanidade, a maior honraria civil outorgada a um astronauta pelo governo norte-americano. Ele foi o primeiro a recebê-la.

Fonte das informações: Wikipedia.

Bem, gente, é isso. Achei interessante ver alguns ângulos novos de uma figura histórica muito conhecida. Gostei de ver o lado discreto e, até, modesto, de um homem cujo nome qualquer pessoa que se interesse por história sabe.
Não tem fundamento?
Claro que não, olha o nome do blog!
Enfim, espero que tenham gostado desta pequena exposição.
Aguardem a próxima atração.

3 comentários:

  1. Taí, não fazia ideia de que o Neil Armstrong era esse sujeito discreto e consciente. Bem bacana que não tenha saído por aí tirando proveito da fama para fazer fortuna.

    Adorei o post, amore. *-*

    ;***

    ResponderExcluir
  2. Adoro personalidades "mal-humoradas", hehehe!

    E agora está explicado porque Armstrong não quis fazer dinheiro com sua condição de celebridade, coisa que os norte-americanos simplesmente adoram: há genes de William Wallace no DNA de Armstrong! Aeeeeeeee!

    Beijos procê e um 2010 maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  3. Quando eu era criança, num daqueles chocolates
    surpresa, tirei uma foto dele com roupa de
    astronauta e capacete... a foto era muito bonita.
    Não tinha conhecimento nem do nome dele antes
    de abrir o chocolate, mas depois que li um pouco
    sobre ele (o básico que a maioria sabe...), fiquei
    impressionado e pensei "nossa! Um dia quero ser
    assim! Viajar para outros planetas... Como será
    o sol de perto?" A famosa frase dele, não lembro
    se cheguei a entender um pouco sobre ela, mas me
    passou um ar misterioso que me fez sentir mais
    vontade ainda de viajar em naves espaciais e coisas
    assim.
    Aos 5~6 anos eu tinha um projeto com
    meu primo, onde ele se tornaria cientista comigo e
    faríamos juntos uma nave secretamente para
    viajarmos no espaço afim de descobrir novos lugares
    e civilizações! ~ Enquanto não chegava a hora de
    ser cientista, a gente arrumava uns papelões e
    brincava... mas eu acreditava mesmo que estudaríamos
    com essa finalidade... hehehehe ~

    RESUMINDO: Ele parece ser um cara legal! =D
    (eu só tinha visto ele de capacete)

    Abração!!! ;*

    ResponderExcluir