quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fobias - letra H

Olá, amados e amadas.
Como prometido (e muito adiado), finalmente posto mais uma parte da lista de fobias com os devidos comentários.
Peço desculpas pela demora e prometo que tentarei não repeti-la. Sem mais, passemos à lista.

Hadefobia - medo do inverno

Hagiofobia - medo de santos ou coisas santas
Hum, medo interessante. Eu imagino que tipo de pessoas carregam esse medo.

Hamartofobia - medo de pecar (pecados)
Medo de pecar. Será que ainda existe lugar para isso na sociedade de hoje, em que a palavra 'pecado' foi praticamente apagada do léxico?

Hafefobia ou haptefobia - medo de ser tocado ou de tocar em alguém ou em alguma coisa

Harpaxofobia - medo de estar sendo roubado
Acho que a essa altura nós, brasileiros, já estamos acostumados.

Hedonofobia - medo de sentir prazer

Heliofobia - medo do sol
Hmmm... Suspeito, muito suspeito.

Hemofobia, hemafobia ou hematofobia - medo de sangue

Heresifobia ou hereiofobia - medo de desafiar a doutrina oficial (governo)

Herpetofobia - medo de répteis ou coisa que arrastam

Heterofobia - etimologicamente medo do sexo oposto, uso comum: medo da heterossexualidade

Hexacosioihexecontahexafobia - medo do número 666
Eu sei que eu devia comentar. Mas eu realmente não consigo. É estranho demais até para mim. Por outro lado, tentem pronunciar essa palavra pulando num pé só. E dividam o resultado comigo.

Hidrargiofobia - medo de medicamentos mercuriais

Hidrofobia - medo de água

Hidrofobofobia - medo de raiva (doença)

Hielofobia ou hialofobia - medo de vidro

Hierofobia - medo de padres ou coisas sacras
Se um dia eu tiver um filho, quero que ele tenha hierofobia, só por precaução.

Higrofobia - medo de líquidos ou umidade

Hilefobia - medo de materialismo ou de epilepsia

Hilofobia - medo de florestas

Hipengiofobia ou hipegiafobia - medo de responsabilidade

Hipnofobia - medo de dormir ou ser hipnotizado

Hipofobia - medo de casas
Vou sair por aí falando com os moradores de rua e perguntar se eles tem hipofobia. Depois passo aqui o endereço do hospital em que poderão me encontrar.

Hipsifobia - medo de altura

Hobofobia - medo de bêbados ou mendigos

Hodofobia - medo de atravessar estradas

Hormefobia - medo de ficar abalado ou chocado

Homiclofobia - medo de neblina

Hominofobia - medo de homens

Hoplofobia - medo de armas de fogo

Homofobia - etimologicamente medo do semelhante, uso comum: medo da homossexualidade

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia - medo de palavras grandes
Se eu tivesse essa fobia, ficaria ainda mais apavorada ao tentar pronunciar o nome dela.

Humilhofobia - medo de ser humilhado
E se eu tivesse ESTA, talvez tomasse vergonha na cara e parasse de pagar micos por aí. E todos nós sabemos que isso NÃO vai acontecer.

Bom, crianças, é isto. Esta é nossa bonitinha e simpática (não tanto quanto os cachorrinhos de ontem) lista de fobias começadas com H. Em breve teremos outro post ou a lista de fobias seguintes.
Obrigada desde já pelas visitas e comentários. Beijocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário