sábado, 5 de junho de 2010

Sobre a Medusa

Olá, crianças.
Hoje vou falar de um assunto um pouco fora dos temas das últimas postagens. Ou totalmente fora, talvez.
Hoje resolvi falar sobre a medusa.
Estava assistindo a um programa no History Channel que trata de divindades de diversas mitologias. Não somente divindades, mas outros seres mitológicos também. E em uma das edições do programa, foi contada a história da medusa, de sua criação até sua morte.
O interessante é que a história começa no templo de Atena, com uma bela sacerdotisa, que é violentada por Poseidon no próprio templo, atraindo assim a maldição da deusa, e termina no mesmo templo, quando a cabeça da medusa é consagrada a Atena.
Também é interessante que a raiz das desgraças da medusa é puramente ter sido violentada. Vemos no mito que a ideia da mulher culpada pelo próprio estupro é muito antiga, provavelmente mais antiga que o conceito do estupro nas nossas leis.
Com essa pequena digressão a respeito da visão de uma sociedade patriarcal, eu me despeço convidando os leitores, e especialmente as leitoras, a expressar suas opiniões sobre o tema.
Abraços.

2 comentários:

  1. Não sei o que é pior: as mulheres violentadas da mitologia serem punidas por isso, ou o fato de serem punidas por outras mulheres...

    Hera que o diga. Zeus que pulava a cerca como um doido, se aposando das jovens que achava atraentes e, em vez de Hera ir haver-se com ele, amaldiçoava as jovens que ELE pegava indiscriminadamente...

    ResponderExcluir
  2. Neste ponto, eu me obrigo a concordar com Raven.

    É incrível como o indivíduo, que muitas vezes sequer teve o conhecimento de estar com alguém comprometido, é que é vítima da culpa. E isto é bastante comum, tanto em traição do lado feminino quanto masculino. Talvez seja um mecanismo para fugir/aliviar a dor. Digo, encontrando um culpado, pode-se lutar contra a mesma quase como se a estivesse remediando. Mas é só uma hipótese minha, claro.

    De qualquer forma, eu fugi completamente do assunto do tópico. O.O

    ResponderExcluir