sábado, 3 de julho de 2010

Os alagamentos são nossa culpa

Olá, queridos leitores.
Em primeiro lugar, quero assegurar que muito em breve mandarei outro colírio para vocês refrescarem os olhinhos.
Em segundo, quero falar sério mais uma vez.
Estive relendo algumas revistas relativamente antigas aqui em casa, falando das tragédias provocadas pelas chuvas neste ano de 2010, que aliás começou assim no Rio de Janeiro.
Depois, houve a segunda tragédia, que atingiu praticamente todo o Rio, embora com consequências mais trágicas para alguns pontos específicos.
E, lendo e pensando, concluo, não pela primeira vez que, infelizmente, os primeiros dedos devem ser apontados a cada um de nós, cariocas e fluminenses.
Para minha vergonha, somos um povo imensamente mal educado.
Jogamos lixo no chão, despejamos objetos inúteis em valas e rios, não cuidamos de manter nada limpo e em ordem.
Em resultado disso, quando chove mais do que seria esperado - acontecimento frequente na Cidade Maravilhosa - dá-se o triste espetáculo das enchentes, valas transbordando, carros sendo arrastados - com pessoas dentro, às vezes.
E, quando acontecem as tragédias, apontamos nosso dedo para o governo, a prefeitura, a chuva, Deus e o mundo. Sem olhar os outros três dedos que indicam os primeiros responsáveis.
Acho que fui repetitiva e não muito otimista.
Naturalmente, não cabe a mim resolver o problema.
Ops. Espere.
Cabe sim.
A mim. A você, carioca. A você, que mora em outra cidade onde isso também ocorre.
Primeiro, vamos fazer nossa parte. E depois, pensemos em reclamar do governador e do prefeito.
Beijocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário