quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Brasil, país aculturado

E mais uma vez nós vamos falar de um assunto que provavelmente não será muito interessante para o leitor. Que interessante, não?
Vamos falar sobre aculturação, crianças.
O nome é complicado, parece um palavrão, mas a coisa é simples.
Aculturação é o nome dado ao processo pelo qual um povo, ao chegar à terra de outro, sobrepõe sua cultura à deste.
Mais ou menos como aconteceu aqui no Brasil.
Na verdade, a ideia desta postagem me veio porque eu estava me lembrando do meu professor de Cultura Brasileira - uma disciplina altamente sonífera, aliás.
O professor acima citado - cujo nome eu não vou mencionar para lhe poupar o embaraço - afirmou que a aculturação não existiu no Brasil.
Aí, fico eu pensando com os meus botões. Pera aí, como assim não aconteceu?
Vejamos.
Os portugueses eram católicos. O Brasil é um país católico. Confere.
Os portugueses usavam roupas; os nativos, não. Hoje nós usamos roupas. Confere.
Os portugueses falavam (obviamente) português. Nós falamos português. Confere.
Se aculturação é impor a outro povo sua língua, conduta e religião, então como, pelo amor de Deus (ou de Tupã?), o Brasil não é um país aculturado?
Tirem suas próprias conclusões, e, se quiserem, dividam-nas comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário